segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pensar América: Pensadores latino-americanos em diálogo


Com mais de um século de reflexões relacionadas à heterogeneidade de sua formação, a tradição de pensamento latino-americano e caribenho conta ainda com escassa atenção nos estudos sobre cultura e sociedade realizados na região. Disciplinas que abordam teorias da cultura, por exemplo, raras vezes dialogam com obras e autores que formularam categorias que se constituíram como fecundas contribuições para pensar as dinâmicas culturais, sociais e políticas específicas destas latitudes. Não se trata, por óbvio, de desautorizar ou substituir um cânone por outro. Trata-se, isto sim, de um esforço por efetivamente fomentar não apenas um diálogo multi, mas trans-disciplinar. Um diálogo que não exclua saberes, mas que também não contribua para perpetuar omissões.
Este encontro integra as ações contempladas no convênio firmado entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), da Argentina. A UNTREF realizou já, na Argentina, três jornadas: duas em Buenos Aires e uma em Maimará, San Salvador de Jujuy, entre 2011 e 2012. Todas elas estiveram centradas no pensamento do filósofo argentino Rodolfo Kusch. 
Nesta oportunidade, aliamos o interesse que nossos colegas argentinos têm por conhecer mais profundamente as contribuições de Milton Santos a uma demanda por promover reflexões comparadas sobre a produção cultural e científica latino-americana.
Para mais detalhes sobre a programação e sobre os horários das atividades clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário