Convidados



Participarão das mesas que conformam esta Jornada professores e pesquisadores de diferentes instituições latino-americanas, entre eles:


Carlos Cullén (Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina)

Filósofo (realizou estudos em Córdoba, Santiago do Chile, Buenos Aires e Freiburg i.Br.). Foi professor de Ética e Filosofia da Educação na Universidad de Buenos Aires (Facultad de Filosofía y Letras) e de Problemas Filosóficos em Psicologia (Facultad de Psicología), durante 26 anos. Dirigiu diversos projetos de pesquisa sobre ética, política e educação. Foi Diretor de Capacitação Docente (1989-1990), e Diretor Geral de Educação (1990-1992), na Cidade de Buenos Aires.

Carlos Mundt (Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina)

Engenheiro agrônomo, Universidad de Buenos Aires. Decano da Facultad de Agronomía da mesma universidade (1985-1994). Membro do Diretório do CONICET - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, (1995-96). Diretor Nacional de Capacitação e Formação Docente do Ministério de Educação da Argentina (1996-98). Assessor do IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, (1994-99). Secretário Acadêmico da UNTREF - Universidad Nacional de Tres de Febrero, desde 2000.

Francisco Piñón, (Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina)
Graduado e Professor em Sociologia; professor em diversas universidades argentinas; autor de publicações com temas em educação, cultura e integração regional. Foi Diretor Nacional de Cooperação Internacional do Ministério de Educação argentino; Secretario Permanente da Comissão argentina para a UNESCO, Membro do Escritório Internacional de Educação (Genebra), Secretário Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos. Diretor do Instituto de Políticas Culturales da Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina).

Juan Pablo Pérez (Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina)
Graduado em Artes Plásticas pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires. É Professor Nacional de Escultura (ENBAPP-IUNA). Docente de Historia da Arte Argentina I -Século XIX- (Artes-FFyL-UBA); Docente de Arte Contemporânea (UNTREF-IUNA-IES Nº1-Nº2). Foi bolsista de investigação em Artes Plásticas pelo Fundo Nacional das Artes (2007-2008). É coordenador do Departamento de Ideias Visuais do Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini (desde 2010). 

José Tasat (Universidad Nacional de Tres de Febrero)
Graduado em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Candidato ao Doutorado em Educação, UNTREF/UNLA.  Autor dos livros: Introducción al Análisis de las Políticas Publicas (UNTREF VIRTUAL, 2002), Teoría de las Organizaciones y Sistema de Decisión (UNTREF VIRTUAL, 2004) e Análisis Situacional de las Organizaciones (EDUNTREF, 2009). Coordenador Geral das Jornadas del pensamiento de Rodolfo Kusch. 2011-2013.

Guillermo Mariaca (Universidad Mayor San Andrés, Bolívia)
Pós-doutor em História Cultural da América Latina. Doutor em Estudos Culturais – Interculturalidade pela University of Pittsburgh (EUA). Mestre em Literatura pela mesma instituição, com bolsa Fulbright, e mestre em Estudos Latinoamericanos. Graduado em Literatura pela Universidad Mayor de San Andres – UMSA (Bolívia). Professor do curso de Literatura da UMSA e pesquisador do Instituto de Estudos Bolivianos da mesma Universidade.



Clímaco Dias (Instituto de Geociências / UFBA)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1981) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, espaço público, planejamento urbano, geografia urbana e meio ambiente.

Fernando Conceição (Faculdade de Comunicação / UFBA)
Professor Associado na Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutorado, com bolsa da Capes, na Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), junto ao Lateinamerika-Institut. Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, possui graduação em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência acadêmica em cultura, sociedade e Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política, combate ao racismo, Mídia e Etnicidades, Jornalismo e Editoração.

Eduardo de Oliveira (Faculdade de Educação / UFBA)
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1997), especialista em Culturas Africanas e relações inter-étnicas da educação brasileira pela Unibem (1998), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005).

Lilian Pacheco (Grãos de Luz e Griô)

Educadora biocêntrica, criadora da pedagogia Griô, coordenadora de projetos do Grãos de Luz e Griô de Lençóis, Bahia, e da Rede Ação Griô Nacional.

Clélia Cortes (IHAC/UFBA)
Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Facultad de Folisofía y CC. Educación - Universitat de Valência (1999).

Renato da Silveira (IHAC/UFBA)
Possui mestrado em Antropologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1980) e doutorado em Antropologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1986). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura afro-brasileira, comunicação visual, cultura de massas, história e orientações em andamento.

Carlos Bonfim (IHAC/UFBA)

Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (2007), possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1993) e mestrado em Estudos da Cultura - Universidad Andina Simón Bolívar - Equador (1999). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia.

Entre outros, conforme programação que pode ser encontrada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário